funpresp

0800 282 6794   |    Acessibilidade    |    Mapa do Site

A Funpresp promoveu na última quinta-feira (10 de junho), o 6º Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público. Em formato virtual e em parceria com o Ministério da Economia, o evento contou com mais de 400 inscritos. O treinamento foi voltado para as unidades de recursos humanos dos órgãos patrocinadores, mas participantes e profissionais da Fundação também foram convidados a participar do encontro para aperfeiçoar seus conhecimentos.

O Workshop abordou a nova realidade previdenciária dos servidores dos poderes Executivo e Legislativo, as mudanças nos regulamentos dos planos de benefícios da Funpresp e as novidades trazidas pela plataforma SouGov.br, que em breve substituirá o Sigepe, Sistema de Gestão de Pessoas do Executivo Federal. Além dos painéis temáticos, também foram premiadas as áreas de gestão de pessoas mais engajadas com a previdência complementar dos servidores públicos.

Painéis temáticos

A programação contemplou três painéis temáticos. O primeiro discutiu a previdência do servidor público federal e contou com as participações de Ricardo Pena, diretor-presidente da Funpresp; Paulo Valle, subsecretário de Previdência Complementar do Ministério da Economia; e Leonardo Sultani, secretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal do Ministério da Economia.

“A previdência complementar já é uma realidade no Brasil para os servidores públicos. Nós da Funpresp estamos aqui com o compromisso de administrar esses planos para que os servidores que aderiram de forma facultativa e com contribuição definida depositem confiança no trabalho da Fundação”, pontuou Ricardo Pena durante o debate.

Para o secretário Sultani, a relação entre as áreas de recursos humanos e o Sigepe é essencial. “É muito importante que, nesse momento de mudanças de normativos, nós tenhamos os canais de comunicação muito bem estabelecidos. Os RHs são a nossa porta de entrada e cartão de visita para os servidores”.

Ao longo do painel, o subsecretário Paulo Valle fez uma rápida retrospectiva de tudo que aconteceu nos últimos anos em relação à previdência do servidor e falou sobre o processo de adesão automática. “Certamente a medida de adesão automática é um sucesso. Nós temos estudado bastante a questão da economia comportamental para incentivar o cidadão a tomar boas decisões para o futuro”.

O segundo painel, ministrado pelo diretor de Seguridade da Fundação, Cícero Dias, trouxe as novidades do novo regulamento da Funpresp e a importância da previdência complementar para o servidor. “É importante que o servidor pense no benefício que irá receber a longo prazo com os planos da Funpresp e conheça todos os nossos benefícios. O novo regulamento trouxe mudanças significativas no nosso trabalho, como por exemplo a inclusão do benefício temporário, que é a possibilidade de fazer contribuições facultativas e portabilidade que podem acessadas a qualquer tempo”.

SouGov.br

Durante o terceiro e último painel foram abordadas as funcionalidades do SouGov.br, plataforma que vai substituir o Sigepe. Para debater o assunto, foram convidados a gerente do projeto SouGov.br, Mayara Farias, do Ministério da Economia, a coordenadora de Cadastro da Funpresp, Renata Moura, e o diretor da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Rafael Moreira.

Rafael destacou que a mudança tem o objetivo de melhorar o sistema e trazer transformação digital. “A grande novidade em relação ao que usávamos anteriormente é que o SouGov.br oferece serviço, ou seja, antes as pessoas tinham acesso às informações e agora terão a possibilidade de fazer um serviço por meio da plataforma”.

Neste primeiro momento, o novo aplicativo oferece os serviços do Sigepe mobile – aplicativo desativado no dia 3 de junho de 2021, além de outros serviços inéditos. Ou seja, tudo que era feito no antigo sistema continua podendo ser feito no SouGov.br.  No caso dos serviços relativos à previdência complementar, eles serão um dos últimos a serem migrados totalmente para a nova plataforma. Até outubro de 2022, essas funcionalidades continuam disponíveis no Sigepe web sem nenhuma modificação.

Prêmio RH Parceiro

Ainda na ocasião, foram anunciados os vencedores da premiação RH Parceiro, que reconheceu a parceria das áreas de gestão de pessoas mais engajadas com a Funpresp e com a previdência complementar dos servidores. Os premiados foram: o Instituto Nacional do Seguro Social da Bahia – INSS BA, a Receita Federal do Brasil em Santa Catarina – RFB SC, a Polícia Federal do Mato Grosso – DPF MT, a Universidade Federal de Uberlândia – UFU, a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA e a Câmara do Deputados.

Não pôde participar do evento? Clique aqui e assista!