funpresp

A rentabilidade dos investimentos feitos pela Funpresp em julho foi de 2,70% e superou o índice de referência para o mês (inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo/IPCA + 4% a.a.), que foi de 0,84%. As duas carteiras, Preservação e Performance, também tiveram desempenhos individuais favoráveis no mês passado: 2,34% e 3,65%, respectivamente.

O mês de julho é o quarto mês seguido com resultado positivo após os investimentos da Entidade sofrerem, em março/2020, uma queda de 4,28%. O desempenho negativo da maioria dos ativos financeiros começou a ser registrado em fevereiro e continuou em março, causado principalmente pelos impactos da crise do novo coronavírus na economia mundial.

Segundo o diretor-presidente da Entidade, Ricardo Pena, a atuação da Funpresp frente aos desafios de 2020 vem rendendo bons frutos, mesmo com as incertezas do cenário econômico e de saúde pública. “Implantamos com sucesso os perfis de investimentos, que oferecem a possibilidade de escolha para os participantes serem protagonistas na formação da sua reserva previdenciária. Continuamos diversificando o portfólio com ativos financeiros de maior risco, como ações e investimentos no exterior, em linha com o planejamento financeiro do ano”, destacou.

De janeiro a julho, a rentabilidade consolidada da Fundação atingiu alta de 2,62%, próxima ao índice de referência para os sete primeiros meses do ano, que foi de 2,93%. Nos últimos 12 meses, o rendimento foi de 6,52%, praticamente igual ao índice de referência, de 6,53%. Desde o início da Funpresp, em 2013, a rentabilidade é de 118,06%, contra 96,53% do índice de referência, mostrando consistência nos resultados de médio e longo prazos.

Entenda a rentabilidade – A Funpresp sempre divulga a rentabilidade consolidada dos seus investimentos, ou seja, considerando o resultado das carteiras de aplicação dos planos ExecPrev, LegisPrev e do Plano de Gestão Administrativa (PGA), como pode ser verificado na seção “Funpresp em Números”, no menu “Fique por Dentro”.

Com a implementação dos Perfis de Investimentos, em janeiro de 2020, a Entidade passou a divulgar informações particularizadas sobre os quatro perfis de cada plano de benefícios. Essas informações foram reunidas e são atualizadas mensalmente na seção especial “Conheça nossos investimentos”, que pode ser acessada no menu “Investimentos” do sítio eletrônico da Funpresp.

A rentabilidade apresentada por perfis não é personalizada por participante, pois depende do fluxo e da data de contribuição de cada participante e da referência da última cota disponibilizada no extrato da Sala do Participante. A evolução da rentabilidade das reservas também pode ser acompanhada pelas cotas diárias.

Confira as cotas diárias por perfil de investimentos atualizadas até 10 de julho de 2020:

Cotas diárias do plano ExecPrev

Cotas diárias do plano LegisPrev