funpresp

Diante dos recentes acontecimentos envolvendo os mercados financeiros global e brasileiro, a Funpresp informa que atua diariamente no monitoramento de toda movimentação do setor, ciente de suas responsabilidades no gerenciamento de riscos associados aos investimentos dos seus participantes.

Atualmente, mais de 93% da carteira de investimentos da Funpresp é formada por aplicações de renda fixa, lastreadas por títulos públicos federais. Além disso, durante o ano de 2020, a Fundação reduziu o investimento no segmento de renda variável e diversificou sua carteira com aplicações no exterior.

Também em 2020, a Funpresp deu um passo importante na implantação de um projeto para tornar o participante cada vez mais protagonista do seu próprio futuro, com a adoção dos Perfis de Investimentos. Após mais de cinco anos de estudos e pesquisas, a Entidade colocou em prática o projeto, optando pelo modelo Ciclo de Vida, recomendado por reguladores internacionais (como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE), que aloca o participante em uma de quatro faixas de investimentos de acordo com a idade. Em cada faixa, há um percentual diferente de investimento na Carteira Preservação (menor exposição a riscos) e na Performance (maior exposição a riscos).

A adoção dos Perfis de Investimentos em 2020 coincidiu com um momento de estresse dos mercados financeiros. Entretanto, vale ressaltar que as oscilações de curto prazo não podem ofuscar os resultados de longo prazo, que são o objetivo final de cada perfil. É importante lembrar que os investimentos feitos pela Funpresp têm como meta a formação de poupança previdenciária para o futuro do participante, de modo que eventuais perdas nos mercados financeiros podem ser recuperadas ao longo do tempo.

Em 1º de janeiro de 2020, todos os participantes da Funpresp foram automaticamente alocados em um dos quatro Perfis de Investimentos: aqueles com idade de até 40 anos completos em 31/12/2020 estão no Perfil 1; participantes entre 41 e 50 anos estão no Perfil 2; participantes entre 51 e 60 anos, no Perfil 3; e participantes com mais de 61 anos, no Perfil 4. Entre 1º de janeiro e 29 de fevereiro de 2020, foi possível acessar a plataforma e optar por se manter no perfil padrão ou escolher outro.

No período, 7,5% dos participantes exerceram a opção de escolha do perfil, sendo o Perfil 1 o mais procurado. Para esses, a Funpresp tem até o dia 30 de abril para finalizar a operacionalização da efetiva troca (alocação de recursos) do perfil do Ciclo de Vida para o escolhido pelo participante, conforme dispõe o artigo 21, parágrafo 2º dos Manuais Técnicos dos Perfis de Investimentos.

Cabe ressaltar que o processo de governança dos investimentos está funcionando desde 2013, com a aprovação anual da Política de Investimentos pelo Conselho Deliberativo da Entidade. A execução da mesma ocorre de acordo com a Política de Alçadas da Diretoria Executiva e áreas técnicas (operação, controle e análise dos investimentos) e o devido acompanhamento, pelo Conselho Fiscal, por auditorias interna e externa, além das fiscalizações periódicas realizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

A administração da Funpresp mantém, desde 2013, uma gestão cuidadosa e diligente, sempre buscando cumprir seu dever fiduciário de melhorar o desempenho da reserva previdenciária dos participantes, haja vista o resultado de 116% de rentabilidade acumulada desde a sua criação, comparado com 92% da taxa de referência dos planos (IPCA+4% a.a.).

Sendo uma Entidade com o objetivo de prover segurança previdenciária para o servidor público federal e sua família, a Funpresp tem atuado, há sete anos, pela manutenção da consistência dos investimentos, visando à formação de poupança para a aposentadoria do participante. Nesse cenário, a Fundação atua com responsabilidade, consolidando cada vez mais sua posição pioneira no mercado de fundos de pensão, de modo a obter a melhor performance para os investimentos dos nossos participantes.

Diretoria Executiva Colegiada da Funpresp.