funpresp

Faltam poucos dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, que se encerra no próximo dia 30 de junho. Com a pandemia de covid-19, a Receita Federal deu aos contribuintes mais dois meses para acertar as contas com o Leão. A entrega com atraso gera multa.

Ao preencher a declaração, é preciso reunir os documentos fiscais relativos ao ano de 2019. Para declarar as contribuições regulares feitas à Funpresp, aquelas descontadas diretamente no contracheque, o participante deve buscar o Informe de Rendimentos entregue pelo patrocinador (órgão onde o servidor trabalha). A informação vai estar disponível no item 3 do campo 3 (Contribuição a entidades de previdência complementar e a fundos de aposentadoria – FAPI).

A Funpresp disponibiliza pela Sala do Participante apenas informações relativas a empréstimos ou contribuições facultativas pagas via boleto bancário. Portanto, se você realizou contribuições extras (além daquelas descontadas diretamente no seu contracheque) ou se tinha empréstimo junto à Funpresp com saldo devedor até dezembro de 2019, confira abaixo as instruções para acessar os extratos e declarar corretamente essas movimentações à Receita Federal:

  • Para quem realizou contribuições facultativas por boleto, basta fazer o login na Sala do Participante e clicar em “Meu Plano”, no menu localizado no lado esquerdo da página. Em seguida, clique em “Demonstrativo de Imposto de Renda” e selecione “2019”.
  • Quem contratou ou tinha empréstimo consignado em 2019 também vai encontrar as informações para declaração de IRPF na Sala do Participante. Basta acessar o menu “Empréstimo”, opção “Demonstrativo anual IRPF”.

Veja, neste link, um guia com orientações da Receita Federal para declarar corretamente as contribuições à Funpresp.

Aportes extras

Além de incrementar a reserva individual do participante, realizar contribuições extraordinárias à Funpresp permite ao contribuinte aproveitar ao máximo o benefício fiscal sobre esses aportes. É possível fazer a contribuição esporádica ou mensalmente. Para solicitar esse aporte, acesse a Sala do Participante. No menu à esquerda, clique em “Solicitações” e, em seguida, no item “Solicitar Contribuição Facultativa”. Esses valores são livres de taxa de carregamento e não têm contrapartida do patrocinador.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale Conosco ou pelo 0800 282 6794.