funpresp

Teste

O período máximo para contratação de empréstimo consignado junto à Funpresp aumentou de 60 para 72 meses. O novo prazo vale para os consignados assinados a partir de fevereiro deste ano.

As taxas de juros para novos contratos de empréstimo também foram atualizadas. A nova tabela não afeta empréstimos feitos antes dessa data, que continuam com as taxas previstas em contrato. Confira os novos percentuais:


A taxa de juros é prefixada, ou seja, conhecida no momento da contratação, e está atrelada ao prazo de concessão do empréstimo. Quanto menor o número de parcelas, menor é o custo da operação. É preciso observar que existem outras taxas que incidem sobre a contratação, como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), taxa de administração e do Fundo de Liquidez e de Quitação por Morte (FLQM), de modo que o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo é obtido a partir da simulação individual por meio da Sala do Participante.

Contratação
O empréstimo ocorre em consignação e pode ser solicitado pelo aplicativo da Funpresp para smartphones e pela Sala do Participante. As prestações são debitadas mensalmente do contracheque do servidor. O valor mínimo para o empréstimo é de R$ 7 mil, enquanto o máximo é de quatro vezes a remuneração do servidor. O crédito também é condicionado à reserva do participante na Entidade e à disponibilidade de margem consignável.

Requisitos

  • Ser filiado ao Plano ExecPrev há, pelo menos, 12 meses consecutivos, e ter o seu contracheque gerado pelo Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigepe);
  • Ter reserva previdenciária mínima de R$ 7 mil;
  • Disponibilidade em margem consignável;
  • Ter entre 18 e 64 anos.

Vale ressaltar que o total de crédito concedido por participante é limitado ao saldo da reserva individual.

Antes de solicitar
É necessário autorizar a Funpresp como consignatária por meio do Sigepe. Para isso, o participante deve seguir os passos:

  • Acessar www.servidor.gov.br, clicar no ícone “Sigepe Servidor e Pensionista” e fazer o login no sistema;
  • Buscar o menu “Consignações” > “Gerar Autorização de Consignatária”;
  • No campo “Tipo de Consignação”, o servidor deve indicar “margem de 30%” e, em “Instituição”, indicar “Funpresp-Exe”;
  • O participante receberá e-mail automático no endereço cadastrado junto ao Sigepe, com um código para validar a operação. Inserindo o código, o servidor autoriza a Funpresp como consignatária e tem 30 dias para validar a operação.