Página Inicial / Fique por dentro / Notícias / 2020 / Fevereiro / Prazo máximo para concessão de empréstimo na Funpresp aumenta de 60 para 72 meses

Prazo máximo para concessão de empréstimo na Funpresp aumenta de 60 para 72 meses

Brasília, 13 de fevereiro de 2020

Facebook Twitter Google + LinkedIn WhatsApp

O período máximo para contratação de empréstimo consignado junto à Funpresp aumentou de 60 para 72 meses. O novo prazo vale para os consignados assinados a partir de fevereiro deste ano.

As taxas de juros para empréstimos contratados a partir de 07/02 também foram atualizadas. A nova tabela não afeta empréstimos feitos antes dessa data, que continuam com as taxas previstas em contrato. Confira os novos percentuais:

A taxa de juros é prefixada, ou seja, conhecida no momento da contratação, e está atrelada ao prazo de concessão do empréstimo. Quanto menor o número de parcelas, menor é o custo da operação. É preciso observar que existem outras taxas que incidem sobre a contratação, como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), taxa de administração e do Fundo de Liquidez e de Quitação por Morte (FLQM), de modo que o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo é obtido a partir da simulação individual por meio da Sala do Participante.

Contratação
O empréstimo ocorre em consignação e pode ser solicitado pelo aplicativo da Funpresp para smartphones e pela Sala do Participante. As prestações são debitadas mensalmente do contracheque do servidor. O valor mínimo para o empréstimo é de R$ 7 mil, enquanto o máximo é de quatro vezes a remuneração do servidor. O crédito também é condicionado à reserva do participante na Entidade e à disponibilidade de margem consignável.

Requisitos
- Ser filiado ao Plano ExecPrev há, pelo menos, 12 meses consecutivos, e ter o seu contracheque gerado pelo Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigepe);
- Ter reserva previdenciária mínima de R$ 7 mil;
- Disponibilidade em margem consignável;
- Ter entre 18 e 64 anos. 

Vale ressaltar que o total de crédito concedido por participante é limitado ao saldo da reserva individual.

Antes de solicitar
É necessário autorizar a Funpresp como consignatária por meio do Sigepe. Para isso, o participante deve seguir os passos: 

- Acessar www.servidor.gov.br, clicar no ícone “Sigepe Servidor e Pensionista” e fazer o login no sistema;
- Buscar o menu “Consignações” > “Gerar Autorização de Consignatária”;
- No campo “Tipo de Consignação”, o servidor deve indicar “margem de 30%” e, em “Instituição”, indicar “Funpresp-Exe”;
- O participante receberá e-mail automático no endereço cadastrado junto ao Sigepe, com um código para validar a operação. Inserindo o código, o servidor autoriza a Funpresp como consignatária e tem 30 dias para validar a operação.