funpresp

Em meio às crises sanitária e financeira mundiais decorrentes do novo coronavírus, a Funpresp vem tomando medidas em várias áreas para proporcionar segurança ao futuro dos participantes, bem como à saúde de seus colaboradores. Todas as ações adotadas pela Entidade estão sendo informadas e reunidas numa página especial, que pode ser acessada por meio de um banner na home do site da Funpresp, ou clicando aqui.

Uma das medidas mais importantes foi tomada ainda no início do ano, antes mesmo da piora do cenário econômico no Brasil. Aproveitando a queda no preço dos ativos financeiros, a Fundação diversificou a distribuição dos ativos da sua carteira de investimentos, reduzindo os títulos públicos federais de curto prazo para aumentar os de longo prazo. A Funpresp também adquiriu cotas de fundos de investimento no exterior, reduzindo o risco da carteira, e cotas de fundos de investimentos em ações (com Ibovespa abaixo de 70 mil pontos).

Com a diversificação dos investimentos, a Entidade vem passando pelas turbulências de mercado com desempenho superior a outras modalidades, como títulos públicos e planos de previdência tipo PGBL. Além disso, apesar de ter registrado resultado negativo de 4,28% em março, a rentabilidade da Fundação já mostra recuperação em abril, com alta de 1,67% entre 1º e 20 de abril. A área de Investimentos da Funpresp segue ainda atenta às oscilações dos mercados.

Em relação às coberturas dos participantes, a Parcela Adicional de Risco (PAR), oferecida pela Funpresp por meio da seguradora Mongeral-Aegon, concede a cobertura para os atuais participantes dos benefícios para os casos de morte e invalidez permanente decorrentes da Covid-19, independentemente da carreira do participante. Além disso, os participantes Ativo Normal também contam com a proteção do Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE) para pensão por morte e benefício de aposentadoria por invalidez permanente.

Comunicação – Todas as informações relativas ao assunto estão reunidas na página especial, que contempla, inclusive, uma seção de perguntas e respostas feita a partir de questionamentos enviados pelos participantes à Central de Atendimento. As medidas tomadas para combater a crise derivada do novo coronavírus e seus resultados também estão sendo comunicadas aos participantes por e-mail, por meio do boletim especial Panorama Funpresp, e pelas redes sociais.

“Neste momento de incertezas, a Funpresp quer ser um porto seguro para o participante”, explicou o diretor-presidente da Fundação, Ricardo Pena. “Toda crise é, também, um momento de oportunidade e a ideia é aproveitarmos esta pandemia para nos aproximar ainda mais dos nossos participantes, para que saibam que, mais do que nunca, podem contar conosco”, garantiu.

A Funpresp também está realizando uma série de bate-papos ao vivo com convidados para debater temas que geram dúvidas neste momento. O primeiro teve a presença de Pena e do diretor-presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, e ambos falaram sobre os desafios decorrentes da pandemia do novo coronavírus na previdência dos servidores federais. Para assistir, acesse a TV Funpresp, no YouTube.

Outros dois bate-papos estão previstos para as próximas semanas. Os temas serão: “Investimentos em tempos de Covid 19 – o que é preciso fazer”, no dia 12/05, e “Os caminhos da previdência do servidor – cobertura para benefícios de riscos”, com data ainda a confirmar. Os convidados e horários serão informados em breve no site e nas redes da Funpresp. As perguntas sobre os temas devem ser enviadas para o e-mail gecom@funpresp.com.br.

Atendimento – Apesar de os funcionários da sede da Entidade, em Brasília, estarem trabalhando em esquema de home office desde 23 de março, o atendimento aos participantes, servidores e profissionais das áreas de recursos humanos dos órgãos patrocinadores está sendo realizado normalmente, inclusive por intermédio dos representantes espalhados por todo o País. Dúvidas, solicitações e quaisquer outros tipos de questionamentos podem ser enviados para o faleconosco@funpresp.com.br ou resolvidos pela Central de Atendimento 0800 282 6794. O participante também pode procurar a Funpresp pelas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.