funpresp

O mês de outubro é fundamental para a previdência complementar do participante Ativo Alternativo da Funpresp: de 1º a 31/10 é possível alterar o Salário de Participação para os planos ExecPrev e LegisPrev. Quanto maior o valor, mais recursos são revertidos mensalmente à previdência complementar do participante.

Como funciona?

O Salário de Participação mínimo é de R$ 1.402,80 para participantes do Executivo Federal e de R$ 1.380,40 para os do Legislativo. O máximo é a remuneração total do servidor. Sobre o valor é aplicada a alíquota de contribuição (que varia entre 7,5%, 8% e 8,5%). É bom lembrar que o valor mínimo do Salário de Participação é reajustado todos os anos.

Como faço para alterar o Salário de Participação?

É simples: basta acessar a opção “Alterar Salário de Participação”, do menu “Solicitações”, da Sala do Participante, e escolher o valor desejado até o dia 31 de outubro.

Por que devo aumentar o valor destinado à Funpresp?

Aumentando o Salário de Participação, o participante destina mais recursos mensalmente para a formação da sua poupança previdenciária individual. Além disso, é possível deduzir o valor da contribuição à Fundação da base de cálculo do imposto, gerando uma economia direta no contracheque. Assim, quanto mais o participante contribuir, maior será o benefício fiscal obtido. A dedução pode chegar a até 20,5%.