funpresp

Para aproveitar as vantagens, é preciso realizar a contribuição ainda em 2019

Os planos de benefícios da Funpresp oferecem aos participantes a possibilidade de fazer aportes extraordinários (além daqueles mensais descontados diretamente no contracheque). Essas contribuições extras, além de aumentarem a reserva individual do servidor, também podem ser abatidas da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). No entanto, para conseguir o desconto na declaração de 2020, é preciso realizar o aporte ainda em 2019.

Além de ampliar a reserva previdenciária, também é possível aproveitar o benefício fiscal de até 20,5% dos rendimentos tributáveis no IRPF. Com o cálculo certo, é possível converter o valor que iria para a conta do Leão em recurso para a poupança previdenciária do participante.

Como fazer o aporte extra?

É fácil realizar a contribuição. Pela Sala do Participante, no menu à esquerda, clique em “Solicitações” e, em seguida, no menu “Solicitar Contribuição Facultativa”. Basta preencher, no campo correspondente, o valor com o qual deseja contribuir e clicar em “Enviar”.

O primeiro campo se refere ao aporte esporádico, feito a qualquer momento e sem periodicidade, por boleto bancário, e o segundo é o mensal, com desconto em folha. Se a contribuição mensal não for feita por três meses seguidos, o requerimento será cancelado.

Diferentemente da contribuição básica feita todo mês, os valores aportados de maneira extraordinária estão livres de taxa de carregamento e, portanto, são 100% destinados para a reserva individual do participante. Porém, não têm contrapartida do patrocinador.