funpresp

Fruto da reforma da previdência feita em 2003 pela Emenda Constitucional nº 41, a Funpresp só se tornou realidade 10 anos depois, pela Lei 12.618, quando foi criado o regime complementar de previdência dos servidores públicos federais e a Fundação em si.

Ouça o podcast na íntegra

Mas a aprovação da lei foi apenas o começo da história. Em uma sala emprestada na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Brasília, os cinco primeiros funcionários da recém-criada Funpresp cuidavam de todos os setores da Entidade, do cafezinho ao cadastro de participantes, incluindo visitas aos órgãos federais para explicar a novidade aos servidores e conseguir adesões.

“Costumo dizer que a Funpresp nasceu na garagem. Eu mesmo fazia de tudo, tirava cópia, atendia telefone, servia cafezinho. Foi um momento bacana, mas foi difícil”, relembra o diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena.

Apesar das dificuldades e ceticismo típicas do início de um grande projeto, a Funpresp conseguiu, em seis anos de história, atingir importantes metas, como a marca de um bilhão de reais em patrimônio, em 23 de julho do ano passado, e o ponto de equilíbrio entre receitas e despesas administrativas, em outubro do mesmo ano. Com isso, a Funpresp começou a devolver gradativamente aquele empréstimo inicial de R$ 73 milhões e iniciou o plano de redução da taxa de carregamento de 7% para até 3%.

Clique aqui e confira os outros podcasts da Funpresp no Spotify