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Os interessados que possuírem perfil compatível com o cargo, podem encaminhar o currículo no período de 17 a 30 de junho de 2019 (domingo) até às 23h59

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp) abre Processo Seletivo Específico para a ocupação do cargo comissionado de Coordenador de Operações com Participantes, da Diretoria de Investimentos.

O processo de seleção é estruturado por meio de análise curricular e avaliações individuais de competências, podendo ser aplicados testes de conhecimento técnico, personalidade e avaliação comportamental. O salário do cargo é de R$ 14.397,00 mais benefícios.

Os interessados que possuírem perfil compatível com o cargo, podem encaminhar o currículo no período de 17 a 30 de junho de 2019 (domingo), às 23h59, para o e-mail gepes.pse@funpresp.com.br, “Assunto – PSE COORDENADOR DE OPERAÇÕES COM PARTICIPANTES”.

Servidores públicos que se interessarem em concorrer à vaga podem participar do Processo Seletivo. A prática de contratar servidores públicos, na forma do instrumento da cessão, conforme Decreto 9.144/2017, é possível devido à natureza pública da Funpresp. 

Atribuições principais do cargo:

  • Gerir  e administrar carteira de empréstimos de planos de benefícios administrados por Entidade Fechada de Previdência Complementar;
  • Propor e elaborar normas ; diagramas de processos ; procedimentos operacionais padrão ; e termos e análises da necessidade de customizações no âmbito do módulo de empréstimos para verificação dos critérios estabelecidos no “Regulamento de Empréstimos aos Participantes e Assistidos dos Planos de Benefícios Administrados pela Funpresp-Exe” – Regulamento.

Atribuições Específicas:

  • Analisar conformidade e risco de crédito de todas as requisições de concessão de empréstimos para posterior validação e efetivação da contratação;
  • Analisar conformidade dos registros de operações de empréstimos, seus critérios e parâmetros, nos sistemas de gestão previdenciária – módulo empréstimos e de controle de investimentos;
  • Propor novos processos automatizados para reduzir o tempo de análise e aprovação de crédito e melhorar dos procedimentos de controle.
  • Controlar a confirmação de contratação manifestada pelo participante ou assistido, conforme regras estabelecidas pelo Regulamento;
  • Controlar o envio de informações à Gerência de Contabilidade e Finanças – GECOF – referente a cobranças geradas por perda de margem ou falhas no sistema de consignação vinculado ao SIAPE/SIGEPE;
  • Controlar o envio de informações à Gerência Jurídica – GEJUR – referente à recuperação de crédito devido a eventos de inadimplência ou não pagamento de parcelas vencidas, com solicitação de autorização de inscrição de participante ou assistido em órgãos de proteção ao crédito e registo em cadastro próprio administrado pela Funpresp-Exe;
  • Controlar o envio de informações à Gerência de Benefícios e Atuária – GEBEN – referentes ao bloqueio de reservas resgatáveis e portáveis para quitação de saldo devedor de contrato de empréstimo;
  • Controlar o envio de informações à GEBEN referentes a eventos quem impliquem sinistro cobertos pela taxa para fundo de liquidez/quitação por morte; 
  • Controlar o envio de informações à GECOF referente à encargos e tributos que incidem sobre o saldo devedor de cada empréstimo contratado;
  • Propor e atualizar critérios e parâmetros de contratos de empréstimos;
  • Gerir e administrar os contratos inadimplentes com proposições para transação ou negociação entre as partes envolvidas;
  • Coordenar, organizar e sistematizar o acompanhamento das informações financeiras e econômicas da carteira de empréstimos;
  • Elaborar e propor contratação de prestadores de serviços de gestão, administração e intermediação financeira vinculada à carteira de empréstimos; e
  • Analisar e resolver demandas de participantes ou assistidos quanto aos respectivos contratos de empréstimos por meio da Gerência de Comunicação e Relacionamento – GECOM.

O perfil do cargo requer:

  • Formação superior comprovada em Ciências Econômicas, Ciências Atuariais, Matemática, Estatística, Engenharia ou Administração;
  • Experiência profissional mínima de 3 (três) anos em atividades relacionadas aos mercados de capital ou financeiro;
  • Conhecimento de ferramentas de planejamento e de análise de investimentos;
  • Conhecimento avançado de Excel, incluindo a elaboração de macros em VBA;
  • Possuir qualquer uma das certificações abaixo admitidas para fins de habilitação:

– Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 – CPA 20 ;

– Certificação de Especialista em Investimentos – CEA;

– Certified Financial Planner – CFP;

– Certificação Agente Autônomo de Investimento  – AAI;

– Chartered Financial Analyst – CFA;

– Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS.

É desejável: 

  • Curso de especialização em uma das seguintes áreas: Finanças, Mercado de Capitais, Economia, Econometria, Previdência ou Gestão de Projetos.