funpresp

Pelo mobile será possível fazer todas as operações que já são realizadas pela web

Em busca de maior comodidade para o participante na contratação do empréstimo consignado, a Funpresp disponibilizou, no dia 20 de janeiro, a nova funcionalidade no aplicativo para smartphones da Fundação. Pelo mobile será possível realizar todas as operações que já são feitas pela Sala do Participante.

O empréstimo realizado junto à Entidade ocorre em consignação. As prestações são debitadas mensalmente do contracheque do servidor. O valor mínimo para o empréstimo é de R$ 7 mil, enquanto o máximo é de quatro vezes a remuneração do servidor. Vale ressaltar que o crédito também é condicionado à reserva do participante na Entidade e à disponibilidade de margem consignável.

Veja também: Taxa para empréstimo consignado na Funpresp é de 0,8% a.m.

Na plataforma, o participante também consegue acompanhar seu extrato individual, verificar o valor do capital segurado pela Parcela Adicional de Risco (PAR), o perfil, com informações como data de adesão, tipo de plano, salário de participação, alíquota de contribuição e regime de tributação.

Também está disponível a rentabilidade do plano, o acúmulo da reserva ano a ano e a composição de cada contribuição mensal. Além de facilitar o acompanhamento dos investimentos previdenciários, as funcionalidades também dão transparência à reserva, demonstrando o destino de cada fatia do valor descontado mensalmente.

Lembrando que para solicitar o empréstimo, antes é necessário autorizar a Funpresp como consignatária por meio do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigepe). Para isso, o participante deve a acessar www.servidor.gov.br, clicar no ícone Sigepe Servidor e Pensionista e fazer o login no sistema. O servidor então deve buscar o menu Consignações > Gerar Autorização de Consignatária. No campo Tipo de Consignação, o servidor deve indicar Margem de 30% e, em Instituição, indicar Funpresp-Exe. Ao prosseguir, ele receberá e-mail automático no endereço cadastrado junto ao Sigepe, com um código para validar a operação. Inserindo o código, o servidor autoriza a Funpresp como consignatária e tem 30 dias para validar a operação.

Acesso – O participante realiza o acesso com o mesmo login e senha da Sala do Participante, do portal da Fundação. Caso ainda não tenha senha, deve realizar o procedimento de primeiro acesso na área restrita do portal, gerando senha e, então, realizando login no aplicativo.

Na primeira vez que o participante acessa o app, deve inserir os dados cadastrais para realizar a autenticação. A partir do segundo acesso, o procedimento não é mais necessário. Porém, os dados cadastrais poderão ser alterados pelo participante no próprio aplicativo sempre que houver necessidade.

Facilidades – Uma das principais vantagens do aplicativo da Funpresp é a visualização gráfica da composição da reserva e das contribuições, simplificando o entendimento da reserva previdenciária.

O participante também pode verificar a composição da reserva, acompanhando se tem mais recursos na Reserva Acumulada Suplementar (RAS) ou na Reserva Acumulada do Participante (RAP), por exemplo. Ainda pode visualizar como tem sido o acúmulo ao longo dos anos, a partir de gráfico que compara os recursos ano a ano.