funpresp

Queda na única taxa cobrada pela Funpresp também será percebida ao longo de 2019 por mais de 2 mil servidores que completam seis anos de participação na Entidade neste ano

Mais de 140 participantes da Funpresp serão beneficiados com a redução da taxa de carregamento dos atuais 7% para 5% já em abril, medida aprovada após reunião do Conselho Deliberativo realizada em março. A queda será gradativa, a partir de seis anos de participação em um dos planos de benefícios da Entidade – ExecPrev ou LegisPrev. Até o fim de 2019, mais de 2 mil participantes que completam seis anos na Fundação já vão sentir a diferença na taxa. Como é feito no regime de tributação regressivo, quanto mais tempo de adesão à Previdência Complementar, menos se paga.

A diminuição do percentual foi possibilitada com o alcance do ponto de equilíbrio entre as despesas e receitas da Fundação, ocorrido em outubro do ano passado e auditado por empresa independente por ocasião do balanço 2018. Para o diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, o crescimento exponencial do número de participantes, com mais de 82 mil adesões ocorridas nos seis anos de existência da Funpresp, também contribuiu para a deliberação.

Fonte: Funpresp-Exe

De acordo com Ricardo Pena, essa redução proporcionará mais recursos na reserva individual dos participantes. “A diminuição progressiva da taxa de carregamento representa um grande ganho ao longo dos anos e coloca a Entidade no patamar das fundações que praticam as menores taxas no mercado”, afirmou o presidente. 

É importante destacar que a Funpresp não cobra taxa de administração, aquela que incide sobre o patrimônio anual do plano de benefícios, cobrada pelos bancos na contratação de PGBL e que chega à proporção de, em média, 2% a.a. se comparada ao PGBL, que costuma cobrar administração e carregamento. As projeções indicam que a taxa praticada pela Funpresp, em 30 anos equivaleria a 0,14% de uma taxa de administração.

Taxa de Carregamento – O percentual incide sobre a contribuição mensal (ainda não cotizada) do participante que é definida no momento da adesão. Os recursos provenientes desta taxa são destinados exclusivamente ao pagamento dos custos de operação da Fundação. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, esta é a única taxa cobrada pela Funpresp.