funpresp

Com a criação dos perfis de investimentos, o objetivo é fornecer orientação e educação financeira aos participantes

A Funpresp se associou a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar) tendo em vista a criação dos perfis de investimentos no plano de contribuição definida em que os participantes tem uma conta individual de aposentadoria e terão que escolher seu portfólio de investimentos.

A Planejar é a única, no Brasil, afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board) e autorizada a conceder a Certificação CFP. Foi criada em novembro de 2016, a partir do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), fundado em maio de 2000 por iniciativa de profissionais da área financeira. É uma entidade de autorregulação, não-governamental e sem fins lucrativos.

De acordo com o diretor de Investimentos, Tiago Dahdah, o objetivo é atender melhor os participantes da Funpresp nos serviços de planejamento financeiro. “Vamos poder ajudá-los no planejamento deles, observando todos os aspectos no que se refere à gestão própria de suas finanças, não só no que é relativo à previdência, mas sobretudo quando estamos implantando os perfis de investimentos, que darão mais autonomia financeira aos participantes”, comenta.

A parceria faz parte do Programa de Educação Financeira e Previdenciária, que tem caráter continuado e está de acordo com a legislação aplicada às Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). É também uma necessidade para a Funpresp, já que a Entidade vai implantar os perfis de investimentos para os participantes, a partir de uma plataforma digital, o que vai demandar uma comunicação assertiva, imparcial, de fácil compreensão e ao mesmo tempo técnica com os participantes de forma a instruí-los sobre a escolha mais adequada à sua situação e aos seus objetivos.

Por meio da Planejar pretende-se que todos os analistas, especialistas e gestores da Funpresp dessa área possam obter a Certificação CFP (Certified Financial Planner), que é uma das mais respeitadas instituições de certificação global na área.