funpresp

Brasília, 28/04/2017 – Os membros dos órgãos colegiados da Funpresp se reuniram nesta sexta-feira (28/04) no 1º Encontro de Governança da Fundação. Representantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal, dos comitês de assessoramento técnico ExecPrec e LegisPrev, da Diretoria Executiva e do corpo administrativo da Entidade fizeram uma avaliação do trabalho realizado e alinharam as prioridades da gestão.

Todos concordaram que o foco da Funpresp deve ser a aproximação com o servidor público, por meio da gestão compartilhada. “O participante e assistido é o dono do fundo. Temos que fazê-lo enxergar isso para que ele possa fazer parte do processo, acompanhando e cobrando”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Siqueira. Segundo ele, um esforço colaborativo de todos os órgãos colegiados ajudará a Fundação a cumprir esse objetivo.

Ao lado de Siqueira, estavam o presidente do Conselho Fiscal, Marcelo Perrucci, o diretor-presidente da Entidade, Ricardo Pena, o presidente do comitê ExecPrev, Bolivar Godinho; e o presidente do comitê LegisPrev, Rodrigo Moreira. Eles destacaram o aprimoramento do relacionamento entre as esferas de gestão da Entidade, e a importância da transparência, da ética e da inovação, valores cruciais para que a Funpresp cumpra a missão de prover segurança previdenciária ao servidor público.

O presidente da Funpresp fez um balanço da gestão ao apresentar os indicadores estratégicos, a taxa de adesão, as ações de governança e os dados da área de investimento. “Temos encarado a administração da Funpresp com muita seriedade e competência. Esse trabalho nos fez garantir, em quatro anos, um plano de previdência complementar a 41.671 servidores e nossa meta é encerrar o ano com 47 mil participantes. Outra conquista é o nosso patrimônio financeiro que alcançou R$ 503 milhões em abril”, disse.

A reunião conjunta contou ainda com um debate entre os presentes e foi encerrada com a apresentação da pesquisa realizada com participantes dos planos de benefícios e servidores públicos federais.

Órgãos colegiados – A gestão compartilhada da Funpresp conta com representantes dos patrocinadores e dos participantes e assistidos. No total, são 22 conselheiros e membros de comitês de assessoramento, mais suplentes. Os representantes dos patrocinadores são indicados pelos órgãos e os dos participantes são eleitos por eleição direta. Em março, foram escolhidos os novos representantes no processo eleitoral da Fundação, que tomarão posse em 1º de junho de 2017.