funpresp

Di Miceli

Brasília, 17/03/2017 – Foi realizado nesta sexta-feira (17/03) o primeiro Café Funpresp – ciclo de palestras do ano, com a participação de Alexandre Di Miceli, doutor em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD pela Université Catholique de Louvain (Bélgica) e pela Cornell University (EUA). O palestrante falou sobre “Visão de Futuro: a governança coorporativa da organização de sucesso no século XXI” para os funcionários e colaboradores da Fundação.

Segundo o especialista, a sociedade atual passa por um momento de mudança decisivo, o que aumenta a necessidade de se manter valores éticos na administração de entidades e empresas. “Estamos vivendo uma fase de transição, de mudança estrutural. Estamos migrando para um mundo mais transparente, mais volátil, cuja velocidade dos acontecimentos é mais rápida”, comentou Di Miceli durante a apresentação.

Especialista em governança corporativa, Alexandre disse que as corporações devem se adequar à realidade do século XXI. Segundo ele, os modelos usados na administração de empresas no século passado não se adequam mais. Para isso, é necessário boas práticas no ambiente organizacional, que não sejam apenas uma forma de marketing, e sim que estejam embrenhadas nos valores da entidade.

Praticar a boa governança, na opinião do especialista, envolve três pontos cruciais: focar o trabalho no real propósito da entidade; contar com líderes conscientes e responsáveis; e criar uma cultura ética que seja absorvida pelos funcionários. Ética esta que deve estar presente em todas as decisões. “Não se deve pautar o funcionamento de uma organização somente no resultado. Uma empresa só consegue total confiança das pessoas se praticar, de fato, os valores defendidos por ela”, defendeu Di Miceli.

Ao fim da palestra, realizada no Espaço Funcef, no térreo do Ed. Corporate Financial Center – por conta da reforma no auditório da Funpresp –, Alexandre apresentou novas formas de governança baseadas no capitalismo consciente e na reinvenção das organizações. “O sucesso das organizações do século XXI vai ser relacionado a uma abordagem humana, holística e sintonizada com os novos tempos. Quanto mais evoluída se torna a nossa sociedade, mais ela vai exigir que as entidades também sejam evoluídas”, avaliou o especialista.

Café Funpresp – Criado em 2016, o ciclo de palestras traz à Funpresp convidados para falar sobre diversos temas aos empregados e colaboradores da Fundação. A atividade faz parte do Plano Anual de Capacitação. No ano passado, foram realizadas seis palestras.