funpresp

Brasília, 29/06/2016 – O trabalho alinhado em parceria com os órgãos de gestão de pessoas e a satisfação dos participantes dos planos, comprovada por pesquisa com os servidores públicos, foram algumas das conquistas ressaltadas pelo presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp-Exe), Ricardo Pena, durante a comemoração dos três anos da Entidade. Participantes, gestores de Recursos Humanos dos patrocinadores, conselheiros da Funpresp e outros convidados lotaram o auditório Austregésilo de Athayde – LBV, em Brasília.

No evento desta quarta-feira (29), que também contou com palestra do historiador Leandro Karnal, 12 órgãos patrocinadores foram homenageados pela parceria desempenhada constantemente para o crescimento e evolução da Fundação.

“Nós temos mais de 125 carreiras, 27,7 mil participantes e o nosso público é muito heterogêneo, daí a importância de uma comunicação afinada com os recursos humanos. Por isso, hoje, celebramos essa parceria com os recursos humanos para que ela possa permanecer e se fortalecer”, destacou Ricardo Pena.

Na ocasião, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT) do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, Augusto Chiba destacou a importância da previdência complementar para o futuro servidor federal.

Já o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), José Ribeiro, fez uma análise sobre a função da Funpresp. “A previdência complementar tem um papel fundamental, quando pensamos que as pessoas estão vivendo cada vez mais e vão precisar complementar sua renda na aposentadoria”, avaliou José Ribeiro.

Participaram também da cerimônia o diretor de análise técnica da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos Marne e o presidente da Mongeral-Aegon, Helder Molina que compuseram a mesa.

Homenageados – Cada um dos homenageados recebeu do presidente da Entidade e dos diretores de Investimentos, Tiago Dahdah, e de administração, Meri Lucas, uma placa comemorativa em reconhecimento ao trabalho do órgão na construção da história da Funpresp.

Ao receber a homenagem, a chefe de departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil (Bacen), Nilvanete Ferreira, destacou que a previdência complementar é fundamental para o servidor, já que a realidade no país mudou.
“Não estamos mais na década de 80, 90, em que havia mais fartura de recursos e as gerações não se preocupavam com o pós-aposentadoria. Hoje a previdência complementar é fundamental na estruturação futura do pós-aposentadoria. A Funpresp é sólida, está bem estruturada, tem uma gestão séria”, observou Nilvanete.

O homenageado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), André Fialho, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, falou sobre a categoria dos profissionais da educação, que representam 16,7 mil participantes em um universo de 27,7 mil.

“Sinto que os professores estão cada vez mais receptivos e interessados nas vantagens do plano. Com a renda que é o dobro do teto da aposentadoria, os docentes não querem encerrar a carreira e ficar com o salário pela metade”, ressaltou Fialho.

Foram homenageados também a coordenadora-geral substituta de Gestão de Pessoas do INSS, Mônica Arcoverde; o coordenador-geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Fazenda, João Cândido de Arruda; a diretora do Departamento de Normas e Benefícios do Servidor, Renata Vila Nova, e o coordenador-geral de Gestão do Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, Carlos Augusto Silva (ambos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e o coordenador-geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Pablo Leite.

Ainda receberam a placa comemorativa a secretária-geral de Administração substituta da AGU, Júnia Egídio; o secretário-geral de Administração do TCU, Carlos Roberto Caixeta; o pró-reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Serafim Ferraz; o representante do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), José Márcio Vieira; e o representante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, João Paulo Kuzma.