funpresp

P1090207-

Brasília, 10/06/2016 – Os diferentes perfis de profissionais do mundo corporativo e as principais características de uma liderança eficaz foram alguns dos tópicos abordados pelo palestrante do Café Funpresp – Ciclo de Palestras, o administrador Cláudio Queiroz, nesta quinta-feira (09/06), no Auditório da Entidade. Por meio de dinâmicas e da participação do público de aproximadamente 120 funcionários, Queiroz desenvolveu o tema “A Arte de Liderar Pessoas”. De forma bem-humorada e descontraída, o especialista falou sobre o conceito de liderança, que segundo ele, é a capacidade de influenciar pessoas. “Uma equipe tem características, e algumas delas são o objetivo comum, respeito às diferenças, cooperação e confiança. É papel da liderança criar as condições adequadas para que isso se manifeste no dia a dia”, avaliou o administrador.

A competência dos gestores de estimular o trabalho em equipe, facilitar a comunicação e a interação, além de manter foco e o interesse do grupo também foram temas tratados na explanação. “Trabalhar em grupo é fator fundamental para a construção de equipes de alta performance. Consequentemente, isso facilita o alcance de resultados extraordinários”, ressaltou Queiroz, que também é professor em sete faculdades. O professor traçou os perfis profissionais mais presentes nas empresas e recomendou a junção de duas importantes características de um colaborador: a ação e o planejamento. Para Queiroz, esse é o segredo para o alcance dos melhores resultados. Ao falar sobre o conceito inteligência emocional, criado pelo psicólogo americano Daniel Goleman, Queiroz deu exemplos de como a dificuldade em lidar com as emoções pode ser prejudicial para a formação de um líder competente. Realizado mensalmente pela Fundação, o Café Funpresp – Ciclo de Palestras têm como objetivo reunir os funcionários da instituição em um café da manhã, trazendo sempre um especialista renomado no mercado para tratar de temas atuais e relevantes.

Quem é o palestrante – Cláudio Queiroz é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Recursos Humanos, pela PUC/RJ, pós-graduado em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP e mestre em administração, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. O especialista acumula uma vasta e rica experiência como formador de instrutores e implementação em ações educacionais. É também escritor, consultor empresarial e professor em diversas instituições.