funpresp

Brasília, 15/08/2016 – Inspirada na metodologia Star Ranking, da Standard & Poors Global Ratings, a Funpresp-Exe avaliou os seus fundos de investimentos exclusivos e chegou a bons resultados. Dos cinco fundos de investimentos terceirizados da Entidade, um obteve a classificação máxima de 5 estrelas, dois, 4 estrelas e outros dois, 3 estrelas. A metodologia original da Standard & Poors Global Rating foi elaborada para avaliar fundos de investimento em relação ao seu desempenho em termos de risco e retorno e divulgada na edição 75 do ValorInveste de julho deste ano. Para fins de comparação, a metodologia da Funpresp-Exe considerou os fundos do mercado com características semelhantes aos terceirizados da Entidade.

Os fundos deveriam ser voltados para o mercado previdenciário; regulados pela Resolução CMN nº 3.792, de 24 de setembro de 2009; classificados pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) como multimercado livre, multimercado macro, previdência multimercados e previdência balanceados; que estão em funcionamento normal e que apresentam um patrimônio líquido inferior a R$ 100 milhões na data da avaliação. No total foram 113 fundos analisados. Os fundos foram avaliados a cada trimestre e em janelas móveis de quatro meses durante o período de agosto de 2015 e julho de 2016.

A classificação leva em consideração o risco e o retorno apresentados a cada período de tempo. Os fundos classificados como 5 estrelas foram os que apresentaram melhores resultados em comparação aos demais. Os que obtiveram 4 estrelas apresentaram bons desempenhos em termos de risco e retorno e ainda superaram a rentabilidade média do grupo. Já os de 3 estrelas tiveram desempenho próximo da média dos fundos comparados.