funpresp

Brasília, 15/07/2016 – A Funpresp-Exe realizou uma pesquisa com os principais fundos de pensão do País para conhecer os processos de implementação na oferta de perfis de investimentos aos participantes nessas Entidades. Realizada pelo Subcomitê de Perfil de Investimentos do Comitê de Investimento e Risco (CIR) da Fundação, 20 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) foram ouvidas.

O objetivo do estudo foi construir um retrato sobre o assunto e identificar as melhores práticas no mercado doméstico. O levantamento incluiu até Entidades que, por um estudo prévio de seu público, preferiram não oferecer opções de modalidades de investimentos.

O resultado do trabalho é um relatório de referência sobre os perfis de investimentos no mercado de previdência complementar fechada no Brasil, que evidenciou a preferência pelo modelo de estilo de vida (conservador, moderado e agressivo) em detrimento do modelo de ciclo de vida (TDF-Target Date Fund).

A próxima etapa será, no 2º semestre de 2016, um seminário com especialistas, juristas e reguladores nacionais e internacionais sobre o tema. O plano de trabalho do subcomitê ainda prevê para este ano a publicação de um edital de contratação de uma consultoria especializada, que terá como objeto principal a elaboração de Manual Técnico de Perfis de Investimentos, prevista nos Regulamentos dos planos previdenciários do Executivo e Legislativo Federal.

Para planos de Contribuição Definida e que contam com adesão automática (Lei nº 13.183, de 2015), valer-se dos ensinamentos da economia comportamental e de um ambiente de segurança jurídica é muito importante para assegurar os objetivos de rentabilidade e dos perfil de riscos adequados por participantes, tendo em vistas que os planos de benefícios da Funpresp somente terão compromissos nos próximos 30 anos.

Na 22ª reunião do CIR, a ser realizada em agosto de 2016, na sede da Funpresp-Exe, o Subcomitê apresentará o relatório.