funpresp

Brasília, 07/07/2016 – Funpresp-Exe é sinônimo de segurança para 65,5% dos participantes dos planos de benefícios ExecPrev e LegisPrev. É o que revela a pesquisa realizada pela Investigare Comunicação e Pesquisa, durante os meses de abril e maio, com participantes que possuem faixa de renda 20% acima do teto previdenciário. Na pesquisa por amostragem, foram entrevistados 400 servidores em nove estados brasileiros (DF, SP, MG, RS, PR, RJ, BA, PE e SC). A margem de erro é de 5%. Dentre o universo de entrevistados, 57% são homens e 43% são mulheres. Além disso, 59,8% do público pesquisado está na faixa etária entre 26 e 35 anos. Os respondentes com idade de 36 a 40 anos correspondem a 24,3%, enquanto os participantes de 41 a 45 anos representam 12,3%.

O objetivo da Funpresp ao encomendar essa primeira pesquisa com os participantes foi conhecer a imagem da Entidade; avaliar a comunicação entre a Fundação e seus participantes; estimar as expectativas em relação a aposentadoria e implementação de novos produtos, além de verificar suas preferências de investimentos. Para o presidente da Fundação, Ricardo Pena, a pesquisa auxilia a Entidade a conhecer melhor o seu público e a detectar quais são as suas necessidades e carências. “A pesquisa nos mostrou que estamos no caminho certo e nos apontou a direção para avançarmos”, avaliou o presidente. Outros dados trazidos pelo estudo mostram que, nas perguntas estimuladas, 54,1% dos respondentes indicaram a Funpresp como o investimento mais rentável. O Tesouro Direto aparece em segundo lugar, com 12% das citações. Ainda nos questionamentos estimulados, 51,8% dos entrevistados apontaram a Funpresp como o investimento mais confiável, dentre o rol apresentado. Dividem o segundo lugar o Tesouro Direto e a caderneta de poupança, ambos com 10,5% das citações.

Bem classificada – Os investimentos citados pelos entrevistados, com foco na aposentaria, foram a Funpresp, com menção de 96,3% dos respondentes; além de poupança, aposentadoria privada, Tesouro Direto, imóveis, fundos, ações, dentre outros. Entre essas aplicações apontadas, a Funpresp foi considerada acessível financeiramente por 63,9%, a mais descomplicada para 63,0% e um investimento seguro para 58,8%.

Perfil por gênero – Dentre as servidoras que possuem o plano de previdência da Fundação, 68,6% consideram a Funpresp como a primeira opção de investimento para a aposentadoria, enquanto 57% dos homens avaliam a Fundação como primeira alternativa. A pesquisa mostra ainda que, em segundo lugar, as mulheres citam a poupança como investimento de preferência delas, com 10,7%. Já em relação aos investimentos no Tesouro Direto, o perfil masculino se difere. Enquanto 9,4% dos homens entrevistados investem no Tesouro, apenas 2,5% das mulheres recorrem a essa aplicação. O levantamento é compatível com os dados do próprio Tesouro, segundo os quais mais de 70% dos investidores são do sexo masculino.

Olhar no amanhã – Analisando o perfil jovem, que considera as idades até 30 anos e corresponde a 28,5% do total entrevistado, o levantamento revela que grande parte (95,6%) reconhece a Funpresp como um investimento para a aposentadoria. Outros investimentos citados por esse público foram o Tesouro Direto (13,2%) e aposentadorias privadas recomendadas pelos bancos (12,3%). Já para 53,5% dos respondentes jovens, os fundos de previdência ou aposentadoria são necessários para assegurar o futuro. O principal benefício oferecido pela Funpresp, na opinião da maioria desses servidores, é a contrapartida do patrocinador com 100% do valor aplicado pelo participante (62,3%).

Novos Produtos – A pesquisa apontou também o financiamento imobiliário (51,3%) como produto de maior interesse dentre os pesquisados, sobretudo para os participantes mais jovens (42%), e o empréstimo consignado para os participantes mais de 40 anos (40,3%). Nas regiões, a escolha do perfil de investimentos (estilo ou ciclo de vida) foi primazia no Distrito Federal (39,7%) e o empréstimo consignado em São Paulo (37,5%).