funpresp

Brasília, 12/09/2016 – A segurança dos investimentos é uma preocupação diária na Funpresp. Para garantir a destinação correta de todos os recursos aplicados pelos participantes, a Fundação conta com uma estrutura organizacional segregada, de modo a evitar conflitos de interesse e possíveis desvios. A gestão compartilhada, por meio de órgãos colegiados com representação paritária entre patrocinadores, participantes e assistidos, reforça o controle e cuidado com todas as aplicações realizadas pela Entidade, a fim de manter a qualidade de vida dos participantes na aposentadoria. Essa descentralização, somada ao maior rigor na fiscalização dos fundos de pensão e às regras e aos limites prudenciais trazidos pelas Leis Complementares n° 108 e n° 109, de 2001, e pela Resolução nº 3.792 do Conselho Monetário Nacional, de 2009, dá credibilidade aos investimentos da Funpresp. Reflexo disso foram os resultados obtidos na primeira pesquisa com os participantes do plano: 65,5% dos entrevistados disseram enxergar a Funpresp como sinônimo de segurança.

Para o diretor de investimentos da Fundação, Tiago Dahdah, as instituições de previdência complementar passam por um momento importante no sentido de garantir maior segurança às aplicações. “O aumento do controle nas operações é uma tendência forte em todo o setor, e uma realidade na Funpresp”, comenta Dahdah, que é servidor público federal e participante do fundo. “Nossa maior preocupação é resguardar o patrimônio e assegurar a aposentadoria dos nossos participantes”, emenda.

Patrocinadores – Vale ressaltar que os planos da Funpresp são acompanhados de perto pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), não apenas na condição de fiscalizadores. Esses órgãos são alguns dos 205 patrocinadores da Entidade, ao lado da Polícia Federal e do Banco Central, entre outras instituições do Executivo e Legislativo federais. Além disso, a contratação dos funcionários por meio de concurso público, a obediência à Lei n° 8.666 (licitações e contratos) e a política de transparência da Fundação colaboram com a correta aplicação de todos os recursos vertidos aos planos de benefícios ExecPrev e LegisPrev.

Os participantes do fundo podem acompanhar mensalmente suas movimentações financeiras e saldo da conta individual na Sala do Participante, no portal da Entidade. Também estão disponíveis no site informações relativas à carteira de investimentos da Funpresp e dados comparativos de rentabilidade, que mostram a evolução dos rendimentos dos planos da Funpresp frente a outras aplicações, como títulos públicos e PGBL. Internamente, a Funpresp também conta com uma Política de Investimentos, aprovada pelo Conselho Deliberativo, com diretrizes para as aplicações da Entidade. Esse documento determina limites ainda mais restritivos, de modo a assegurar o patrimônio dos participantes e assistidos. Saiba mais sobre a Política de Investimentos.

Observações: 1. A rentabilidade da Funpresp é calculada com base na rentabilidade da carteira consolidada de investimentos. 2. A rentabilidade do IPCA é calculada a partir da projeção da ANBIMA para o último mês. 3. A rentabilidade dos Títulos Públicos é estimada pela variação do IMA-G. 4. A rentabilidade do PGBL é estimada com base na média de rentabilidade do segmento no período.