funpresp

Brasília, 25/10/2016 – Os participantes e assistidos interessados em concorrer às Eleições Funpresp 2017 têm até 18 de novembro para inscrever suas chapas no pleito. A entrega da documentação necessária, descrita no edital de convocação, pode ser realizada via Sedex ou pessoalmente, na sede da Fundação, entre 09h e 18h. Estão em disputa neste processo eleitoral 12 postos para colegiados da Entidade, com mandatos de quatro anos. A votação ocorrerá de 13 a 15 de março de 2017, com a posse dos eleitos prevista para 1° de junho do próximo ano. Para participar desta segunda eleição direta da Funpresp, os participantes e assistidos devem compor chapas completas para ambos os conselhos – Deliberativo e Fiscal –; para o Comitê de Assessoramento Técnico do Plano ExecPrev ou para o Comitê de Assessoramento Técnico do Plano LegisPrev, conforme vínculo dos candidatos com os poderes Executivo ou Legislativo. Assim, no caso de inscrição de chapa para os conselhos, devem ser indicados quatro candidatos, sendo um titular e um suplente para cada órgão.

Para concorrer aos comitês, seja do plano ExecPrev, seja do plano LegisPrev, também devem ser indicados quatro nomes: dois titulares e dois suplentes. Além de constar na base de votantes emitida pela Fundação, com os participantes e assistidos que ingressaram até 13 de setembro, os candidatos devem atender os requisitos previstos no artigo 17 do Regulamento Eleitoral. Entre eles, destacam-se: possuir três anos de comprovada experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria, conforme Instrução nº 28/2016 da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); ter ao menos três anos de contribuição à Funpresp-Exe; não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado e ter formação em nível superior.

Na composição das chapas, também deve ser observada a proporcionalidade entre patrocinadores e categorias funcionais. Detalhada no anexo II do Regulamento, a classificação divide os servidores em três categorias, em função dos órgãos aos quais estão vinculados. Para este pleito, os candidatos ao Conselho Deliberativo devem ser necessariamente da categoria 1, enquanto os candidatos ao Conselho Fiscal podem ser das categorias 1 ou 2. Participantes e assistidos de todas as categorias podem se candidatar ao Comitê de Assessoramento Técnico do Plano ExecPrev, ao passo que, para o comitê do plano LegisPrev, poderão concorrer apenas pessoas da categoria 3.

Ao longo da campanha, os concorrentes terão à disposição um espaço no portal da Funpresp para divulgação de material e de currículo dos candidatos, bem como as propostas de trabalho da chapa, que serão numeradas de acordo com a ordem em que foram apresentadas. Cada chapa deverá indicar dois candidatos para representar a equipe junto à Entidade e à Comissão Eleitoral.

Votação – Os participantes e assistidos poderão escolher novos representantes para os colegiados da Fundação, das 8h30 do dia 13 de março de 2017 às 18h do dia 15 de março, por meio de sistema eletrônico disponibilizado na Sala do Participante, no portal da Fundação. O voto é facultativo e secreto. Para este pleito, o quórum mínimo é de 3.019 participantes, montante correspondente a 10% dos habilitados a votar. As Eleições Funpresp 2017 são organizadas pela Comissão Eleitoral, conforme normas do Regulamento Eleitoral. A equipe atual é composta pela a gerente de Comunicação e Relacionamento (Gecom), Fátima Gomes, como presidente; o coordenador da Gerência de Planejamento e Controle de Investimentos (Gecop), Bruno Euripedes de Moura, como suplente da presidente; o coordenador da Gerência Jurídica (Gejur), Leonardo Gomes, como secretário-geral; o coordenador da Gerência de Tecnologia e Informação (Getic), Eber Cherulli, como suplente do secretário; o coordenador da Gerência de Arrecadação e Cadastro (Gearc) Rafael Liberal, como membro titular e presidente substituto; e, como suplente, José Carlos Martins, da Gerência de Patrimônio e Logística (Gelog).