funpresp

Brasília, 22/07/2016 – Em reunião realizada nesta quinta-feira (21/07), a Comissão Eleitoral avançou nos preparativos para o pleito que escolherá 12 novos membros para os órgãos colegiados da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). A votação deve ocorrer de 13 a 15 de março de 2017 e irá renovar parte dos quadros do Conselho Deliberativo – órgão máximo da entidade –, do Conselho Fiscal, do Comitê de Assessoramento Técnico do ExecPrev e do Comitê de Assessoramento Técnico do LegisPrev. O encontro foi conduzido pela coordenadora da Gerência de Atuária e de Benefícios (Geben), Gislene Elias, suplente da presidente da comissão, a gerente de Comunicação e Relacionamento (Gecom), Fátima Gomes.

Também estiveram presentes o coordenador da Gerência Jurídica (Gejur), Leonardo Gomes, secretário-geral da comissão; o coordenador da Gerência de Arrecadação e Cadastro (Gearc) Rafael Liberal, membro titular; e o suplente José Carlos Martins, da Gerência de Patrimônio e Logística (Gelog). Na ocasião, ficou definido que a comissão solicitará à Diretoria de Seguridade o levantamento da base de votantes para o pleito. De acordo com o Regulamento Eleitoral, estão aptos a votar os participantes e assistidos dos planos de benefícios da Funpresp que ingressarem na Entidade até seis meses antes da votação. Assim, a listagem relativa às Eleições Funpresp 2017 deverá ser emitida em 13 de setembro, pela Gerência de Arrecadação e Cadastro (GEARC). A Comissão Eleitoral tornará a se reunir em 4 de agosto.

Votação – Iniciado em 5 de julho, quando a Diretoria-Executiva constituiu a comissão responsável pelo pleito, o processo eleitoral deve seguir até 1° de junho de 2017. A expectativa é que, nessa data, sejam empossados os 12 novos representantes dos assistidos e participantes da Funpresp nos órgãos colegiados da Fundação. Nesta segunda eleição direta, será escolhido um membro do Conselho Deliberativo, um do Conselho Fiscal, dois do Comitê de Assessoramento Técnico do ExecPrev e dois membros do Comitê de Assessoramento Técnico do LegisPrev, além dos respectivos suplentes. Todos os eleitos terão mandatos de quatro anos – diferentemente do ocorrido no primeiro pleito da Fundação, que estabeleceu mandatos de dois e quatro anos, para garantir a alternância de membros determinada pela Lei Complementar n° 108, de 2001. As mudanças nos colegiados têm por base às regras do Regulamento Eleitoral aprovado pelo Conselho Deliberativo em 2014, com vigência para a primeira e a segunda eleição para os colegiados da Funpresp-Exe.