funpresp

Brasília, 06/05/2016 – Demografia dos Fundos de Pensão foi o tema da segunda edição do Café Funpresp – Ciclo de palestras, realizada nesta quinta-feira (05/05), no auditório da Entidade. O professor Cássio Maldonado Turra, diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar), proferiu a palestra para empregados da Fundação e convidados.

Doutor em demografia pela University of Pennsylvania (2004) e pós-doutor pela Princeton University, Cássio Turra fez uma contextualização histórica do cenário demográfico e seus impactos sobre a economia das nações e, mais detalhadamente, sobre a previdência. Ele alertou para a importância da influência da longevidade e transição demográfica no desenvolvimento econômico do País.
De acordo com o professor, as mudanças na composição familiar, com o crescimento do número de casais sem filhos, juntamente com a diminuição da fecundidade e natalidade resultam, em longo prazo, no envelhecimento da população, o que influencia diretamente na previdência social.
Falou ainda da importância da reforma da previdência que criou a Funpresp num cenário de mudança na estrutura etária brasileira e de formação de poupança de longo prazo.
Entre os convidados, estava presente Paulo César dos Santos, do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Também participou Carlos Marne, diretor de Análise Técnica da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O Café Funpresp acontece sempre na primeira quinta-feira do mês e aborda temas relevantes para o setor de fundos de pensão.