funpresp

Brasília, 28/08/2015 – A Funpresp-Exe realizou nos dias 27 e 28 de agosto o II Seminário do Planejamento Estratégico da Entidade com a participação de membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretoria Executiva, membros dos dois Comitês de Assessoramento Técnico dos planos de benefícios e corpo gerencial da Fundação.
A abertura do evento, cujo objetivo é debater o ambiente externo de atuação da entidade e planejar as ações para o período 2015-2019, foi realizada na tarde do dia 27 de agosto, com as palestras do advogado Adacir Reis e do economista Aquiles Mosca.

Adacir Reis, que foi Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, fez uma retrospectiva da evolução do setor no País, destacando o advento das leis complementares nº 108 e 109, de 2001, como marcos fundamentais para a organização e funcionamento do sistema de fundos de pensão. Falou também da estrutura de governança do sistema de previdência complementar, das recentes decisões dos Tribunais Superiores envolvendo a previdência privada (não aplicação do CDC) e da gestão dos riscos jurídicos como forma de melhorar a performance das EFPC.

Aquiles Mosca, que é estrategista de investimentos pessoais do Banco Santander, discorreu sobre a atual conjuntura econômica, perspectivas futuras e a relação entre as finanças comportamentais e a adesão automática a plano previdenciário. Ele discutiu a aplicação de dois efeitos da economia comportamental aplicada a participação em previdência privada, que são o viés de aversão à perda, que ajuda a produzir inércia e um forte desejo nas pessoas de não mexer no que possui no momento e o viés de status quo, em que as pessoas tem a percepção de desvantagens de sair da posição atual em detrimento da perspectiva de vantagens em aderir a plano previdenciário.

Ele citou como exemplo os programas “Save More Tomorrow” e “Keep the Change savings” adotados no Estados Unidos como forma de romper esses vieses e incentivar os trabalhadores a formarem uma poupança previdenciária.
Na sexta-feira, dia 28 de agosto, os dirigentes, reunidos em mesas de diálogo, trabalharam na definição da missão, visão, valores e objetivos estratégicos da Funpresp. O debate iniciou-se no 1º seminário realizado em julho/2015 com previsão para se concluir até dezembro com a aprovação pelo Conselho Deliberativo.
Atualizada em 02/09/2015.