funpresp

Brasília, 29/06/2015 – Durante os dias 25 e 26/06 a Funpresp-Exe realizou o I Seminário do Planejamento Estratégico para o período de 2015 a 2019. Todo o corpo dirigente da entidade participou do encontro que teve como objetivo traçar as metas para o futuro. Cerca de 50 gestores, entre membros dos conselhos e comitês de assessoramento, diretores e corpo gerencial, participaram de palestras e mesas de diálogo com a finalidade de iniciar o processo de definição da missão, visão e valores da Fundação. Mais dois eventos estão programados para os próximos meses de forma a fechar o ciclo do planejamento estratégico.

A abertura do seminário contou com a participação dos especialistas em previdência complementar e ex-dirigentes da Previ, José Ricardo Sasseron e Sérgio Rosa. Os dois abordaram os desafios para a gestão dos fundos de pensão e analisaram o cenário previdenciário e experiências similares de governança compartilhada no Brasil e no mundo. Para Sérgio Rosa a criação da Funpresp-Exe foi o passo mais importante dos últimos anos no setor de previdência complementar no país. Já Sasserom destacou a importância da gestão compartilhada para a consolidação da entidade.

O último dia foi dedicado integralmente às mesas de diálogo com questões como “qual a finalidade da Fundação”, “para onde se quer ir” e “quais os valores a nortear a entidade”. A partir desses questionamentos os participantes do seminário chegaram as primeiras definições da missão, valores e visão da Funpresp-Exe.

Para Ricardo Pena, diretor-presidente da Fundação, a ideia é pensar na situação da entidade hoje, entender o cenário que ela atua e a projetá-la para o futuro. A perspectiva, segundo Pena, é que a entidade cresça rápido em número de participantes, em patrimônio financeiro e, de forma organizada, consiga atender os seus objetivos.