funpresp

Brasília, 25/08/2014 – Dentro do programa de qualificação e capacitação de gestores e parceiros, a Funpresp realizou na manhã da última sexta-feira (22), mais uma apresentação do Ciclo de Palestras, promovido pela Diretoria de Investimentos da Fundação. Ricardo Pena, diretor presidente da Funpresp, economista e doutor em Demografia, falou sobre “Demografia e Fundos de Pensão” e abordou tópicos como a longevidade e a transição demográfica.

O Brasil vem passando por mudanças demográficas. “São diversas transformações importantes que o Brasil vem testemunhando com a nova demografia. Dentre elas o crescimento da nova classe média, o crescimento em número de anos de estudos e o baixo desemprego”. Segundo Ricardo Pena, este é um aspecto positivo, entretanto, o Brasil precisa se preparar para o futuro. “É preciso proteger esta população envelhecida, formando uma poupança, de modo que o País possa enriquecer antes de envelhecer”, ressalta.

A próxima apresentação do Ciclo de Palestras ocorrerá no final de setembro e contará com a presença de um pesquisador do IPEA, que falará sobre o emprego no serviço público. Posteriormente, haverá palestra com o gerente de Atuária e Benefícios da Funpresp, Cícero Dias.