funpresp

Brasília, 29/05/2014 – A Funpresp participou na quarta-feira (28), do I Workshop “A Previdência Complementar do Servidor Público Federal”, promovido pela Fundação ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal”. Ricardo Pena, diretor presidente da Fundação, palestrou sobre as mudanças no regime geral de previdência e falou sobre o plano de benefícios da Administração Pública Federal.O evento aconteceu durante todo o dia, em auditório da LBV, em Brasília, e também contou com exposição de representantes da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), do Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), dentre outras categorias, além de apresentação de Jaime Mariz de Oliveira, Secretário de Políticas de Previdência Complementar.Cerca de 200 pessoas participaram do evento.

Claudio Marcio Damasceno, presidente do Sindifisco, coordenou o painel “Conceitos, Objetivos e Princípios Fundamentais – Previsões e expectativas” que abordou a Instituição da Funpresp e a relação da Fundação com os servidores públicos. O painel foi apresentado por Ricardo Pena.

Em sua exposição, o presidente da Funpresp lembrou que a Entidade é de direito privado, mas de natureza pública, com vínculo com o Ministério do Planejamento. Ricardo Pena destacou ainda aspectos gerais de governança, como a paridade na administração com os participantes e assistidos, observando a proximidade do processo eleitoral para composição dos Conselhos Fiscal e Deliberativo. Na ocasião, divulgou que atualmente a Fundação conta com quatro mil servidores de 128 patrocinadores diferentes, o que representa cerca de R$2,2 milhões de arrecadação/mês. Ricardo Pena destacou também os dez patrocinadores que contam com mais adesão no momento, lista que é liderada pelo Ministério do Desenvolvimento.

Durante a tarde ocorreu a exposição sobre o cenário atual e as perspectivas dos novos e atuais servidores públicos diante do novo modelo de Previdência, e dos planos administrados pela Funpresp. Uma mesa-redonda encerrou o evento, quando os palestrantes puderam debater e esclarecer dúvidas do público.