funpresp

Brasília, 27/05/2014 – A Diretoria Executiva da Funpresp aprovou apoio à campanha “Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime: Não desvie o olhar!”. A campanha seguirá durante os grandes eventos esportivos, Copa do Mundo e Olimpíadas, quando os riscos da exploração sexual de crianças e adolescentes podem aumentar. O apoio da Fundação a campanha organizada pelo Conselho Nacional do SESI, é institucional, não incidindo investimentos financeiros. A divulgação ocorre nos canais de comunicação da Funpresp, como as redes sociais Twitter, Youtube e Facebook e, também, na página oficial da Fundação, bem como na assinatura das mensagens eletrônicas encaminhadas diariamente por todos os colaboradores.

É considerada exploração sexual quando um adulto ou adolescente mais velho abusa ou explora sexualmente de uma criança ou adolescente, seja com aproximação física-sexual, seja com outras formas relacionadas à sexualidade de crianças ou adolescentes, com ou sem envolvimento econômico, tais como: pornografia infanto-juvenil, promoção e participação de eventos eróticos, tráfico de pessoas, viagens com fins de exploração sexual, entre outras.

Sintomas – A maioria das vítimas apresenta comportamento como inquietação, baixa autoestima, submissão, agressividade, tristeza, insegurança, isolamento, fuga de casa, pensamentos e até tentativas de suicídio, entre outros sintomas.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, submeter crianças ou adolescentes à prostituição ou exploração sexual, ter relações sexuais ou praticar qualquer ato libidinoso com menores de 18 anos é crime punido com pena de 1 a 30 anos de reclusão, além de multa.

As denúncias ocorrem por meio do Disque 100. A ligação é gratuita e anônima.