fbpx

Economizar agora pode significar um futuro mais tranquilo

Pare e pense o quanto de dinheiro gastamos com coisas desnecessárias, deixando de poupar para projetos importantes. Economizar agora pode significar um maior conforto quando chegar o momento de se aposentar. Veja pequenas dicas para poupar para o seu futuro de forma prática.

Despesa invisíveis

Quando o assunto é corte de gastos, precisamos olhar primeiro para os nossos hábitos e observar onde podemos economizar no dia a dia. É importante observar, por exemplo, as despesas invisíveis: aquelas que você não coloca no seu orçamento, mas estão presentes diariamente. Sabe aquele cafezinho que você toma com pão de queijo diariamente, ou aquela sobremesa que você nem está com vontade, mas acaba comendo? Pois é, que tal colocá-los na ponta do lápis?

Um levantamento feito pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil indica que 52% dos entrevistados tentam se planejar, mas somente um terço (33%) registra a expectativa de receitas e despesas do mês. A maior parte (39%) anota os gastos na medida em que vão acontecendo e 27% só registram quando o mês acaba.

Para facilitar o controle desses gastos invisíveis, um boa alternativa pode ser criar “cotas” que não estejam relacionadas a gastos com itens de supermercado ou moradia, consideradas essenciais. 

Cartão de crédito

Os gastos excessivos no cartão de crédito podem ser um dos maiores obstáculos na hora de poupar. É o que aponta uma pesquisa realizada neste ano pelo Serasa Experian, que diz que o brasileiro compromete, em média, 29% do orçamento com essa despesa.

O estudo mostra que, quanto menor a renda, maior o valor utilizado no crédito. Entretanto, mesmo pessoas que recebem acima de R$ 10 mil por mês ainda comprometem cerca de 14% do orçamento com o cartão. Outra informação importante da pesquisa é que metade dos consumidores analisados utilizam mais de um cartão de crédito, o que exige maior disciplina e educação financeira.

Uma forma de evitar a bola de neve que o cartão pode provocar é traçar qual o valor máximo que você terá para gastar no crédito mensalmente, pensando nas outras despesas fixas que você já tem e equilibrando o seu orçamento.

Invista no seu futuro

Pronto, depois que você conseguir identificar o que precisa fazer para organizar sua vida financeira, cortando gastos desnecessários, é a hora de fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Primeiro, é importante montar uma reserva de emergência. Afinal, a gente nunca sabe quando os imprevistos vão aparecer, certo?

Depois, que tal você investir ainda mais na sua aposentadoria? No futuro, você vai se agradecer por isso! Aqui na Funpresp os nossos participantes têm a oportunidade de aportar aquele dinheirinho que sobra por meio das contribuições facultativas, que podem ser solicitadas a qualquer momento pela Sala do Participante.

Elas podem ser mensais ou esporádicas e não têm contrapartida do patrocinador. No entanto, os valores aportados de maneira facultativa estão totalmente livres de taxa de carregamento e, portanto, são 100% destinados para a reserva individual e ainda geram dedução fiscal no imposto de renda.