funpresp

0800 282 6794   |    Acessibilidade    |    Mapa do Site

Segunda votação

Foram registrados 425 votos entre os dias 16 e 20 de setembro.

Primeira votação

Foram registrados 1.124 votos entre 6 e 15 de setembro. O quórum mínimo de 8.464 votos não foi atingido. Por isso, será realizada uma segunda votação, entre 16 e 20 de setembro.

Observação: na transmissão ao vivo da apuração, a tela projetada indicou 1.117 votos. No entanto, foram registrados mais sete votos até as 17h, totalizando 1.124 votantes.

1 .   Quem pode votar?

Poderão votar todos os que constavam no cadastro de participantes e assistidos dos planos ExecPrev e LegisPrev em 06/03/2021, seis meses antes da data prevista para o início do período de votação. Assim, a quantidade de eleitores é de 84.647. Ou seja, quem aderiu após essa data não poderá votar nesta eleição.

2 .   Quantos cargos estão em disputa?

São 12 cargos em disputa nestas eleições: dois para o Conselho Deliberativo (titular e suplente); dois para o Conselho Fiscal (titular e suplentes); quatro para o Comitê de Assessoramento Técnico ExecPrev (dois titulares e dois suplentes) e quatro para o Comitê de Assessoramento Técnico LegisPrev (dois titulares e dois suplentes).

3 .   Como atuam os membros que serão eleitos?

Os eleitos vão atuar nos quatro colegiados paritários da Fundação, isto é, que contêm representantes indicados pelos patrocinadores e eleitos pelos participantes. No Conselho Deliberativo, o órgão máximo da Entidade, os eleitos vão debater e definir a política geral de administração da Funpresp e de seus planos de benefícios, com o estabelecimento de diretrizes e normas gerais de organização, funcionamento, administração e operação. No Conselho Fiscal, a atuação será na fiscalização e controle interno da Funpresp. Nos Comitês, órgãos de caráter consultivo, serão responsáveis por apresentar propostas, sugestões e recomendações sobre a gestão da Entidade, sua política de investimentos e a situação financeira e atuarial do respectivo plano de benefícios. Para saber mais, acesse o Guia das Eleições.

4 .   Como faço para conhecer as propostas das chapas candidatas?

Pela página especial sobre as eleições da Funpresp, é possível acessar os nomes e currículos resumidos dos candidatos, as propostas e programas da chapa. Todo conteúdo a esse respeito é de inteira responsabilidade dos candidatos. A Funpresp, ainda, vai promover um debate ou entrevista com os candidatos no dia 1º de setembro de 2021, com transmissão pelas redes sociais da Entidade e pelo canal no YouTube.

5 .   Qual é o período de campanha eleitoral?

A campanha, de inteira responsabilidade da chapa, poderá ser realizada de 16 de agosto a 15 de setembro (primeira votação) ou até 20 de setembro (segunda votação).

6 .   Como será feita a votação?

A votação ocorrerá por meio de um sistema eletrônico que será disponibilizado dentro da Sala do Participante, mediante login e senha pessoal e intransferível para cada eleitor.

7 .   O sistema de votação é confiável?

Sim. A votação será feita por meio de sistema eletrônico, com acesso por senha pessoal e intransferível do eleitor. O sistema de votação não permitirá o acesso direto ou indireto ao conteúdo dos votos, por parte de quem quer que seja. Além disso, no primeiro dia de votação, tanto na primeira quanto na segunda votação, será emitida a zerésima, um relatório comprovando que não existe voto previamente registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos.

8 .   Como será divulgado o resultado?

Durante todo o período da votação, a Comissão Eleitoral vai divulgar relatórios parciais diários com a quantidade de votos obtidos. O resultado será apurado e divulgado ao final do último dia de votação (15 de setembro de 2021, na primeira votação, ou 20 de setembro de 2021, na segunda), com transmissão ao vivo nas redes sociais da Funpresp e no canal da Fundação no YouTube. A chapa vencedora, que obtiver mais votos válidos (excluindo-se os nulos e brancos), será divulgada para os participantes pelo site da Fundação, e-mail e redes sociais.

9 .   Por que pode haver duas votações?

O Regulamento Eleitoral exige um quórum mínimo de votos para considerar a eleição válida na primeira votação. Esse quórum equivale a 10% dos participantes e assistidos dos planos ExecPrev e LegisPrev em 06/03/2021, seis meses antes da data prevista para o início do período de votação. Assim, a quantidade de eleitores é de 84.647 e o quórum mínimo é de 8.464 votantes. Se esse montante não for atingido, é necessário realizar uma segunda votação, ocasião em que a eleição será validada com qualquer quantidade de votos.

10 .   Quanto tempo duram os mandatos?

Os eleitos vão ocupar os cargos por quatro anos.

11 .   Se os mandatos são de quatro anos, por que há eleições a cada dois anos?

A renovação dos colegiados é parcial, e não total. Portanto, a cada dois anos, a Fundação renova, alternadamente, um terço e dois terços dos membros dos colegiados. Em 2021, será renovado um terço dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e dois terços dos Comitês ExecPrev e LegisPrev.

12 .   Ainda tenho dúvidas sobre as eleições. Quem posso procurar?

Você pode entrar em contato com a Funpresp por meio do nosso 0800 282 6794, das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, ou pelo faleconosco@funpresp.com.br.

Clique na imagem e acesse o Guia das Eleições 2021, disponível nas versões para computador e para celular.

Você pode votar?

Segundo o Artigo 32 do Regulamento Eleitoral, estão habilitados a votar todos os que constavam no cadastro de participantes e assistidos dos planos ExecPrev e LegisPrev em 06/03/2021, seis meses antes da data prevista para o início do período de votação. Assim, a quantidade de eleitores é de 84.647. Ou seja, quem aderiu após essa data não poderá votar nesta eleição.

Conselho Deliberativo

Um titular e um suplente.

Conselho Fiscal

Um titular e um suplente.

Comitês ExecPrev e LegisPrev

Dois titulares e dois suplentes para cada comitê.

Como será a votação?

A votação será feita por sistema eletrônico que será acessado dentro da Sala do Participante (confira abaixo o passo a passo da votação).

1ª votação

A primeira votação será de 06 a 15 de setembro de 2021. 

2ª votação (se necessário)

Só haverá necessidade de uma segunda votação se não for atingido o quórum mínimo de 8.464 votantes no primeiro turno. Nesse caso, a segunda votação acontecerá entre 16 e 20 de setembro.

Fechamento da urna e apuração final dos votos. Foram registrados 425 votos no total entre os dias 16 e 20 de setembro, período em que foi realizada a segunda votação.

Fechamento da urna e apuração dos votos (o vídeo mostra 1.117 votos computados, mas, durante a transmissão ao vivo, foram registrados mais sete votantes, totalizando 1.124 votos).

Confira a entrevista realizada com quatro representantes da Chapa 1, candidata aos 12 cargos nos colegiados da Funpresp. A entrevista foi realizada em 1º de setembro de 2021.

Em 16 de setembro, foi aberta a urna da 2ª votação das Eleições Funpresp 2021. A segunda etapa do processo eleitoral segue até as 17h do dia 20 de setembro.

No dia 6 de setembro de 2021, foi aberta a urna de votação das Eleições Funpresp 2021, processo que contou com a presença da Comissão Eleitoral e de um auditor independente. 

No dia 11 de agosto, realizamos uma live com os três membros titulares da Comissão Eleitoral para tirar dúvidas dos participantes sobre o processo de renovação dos Conselhos e Comitês da Fundação.

Neste vídeo, explicamos como funcionam e o que fazem os quatro colegiados paritários da Funpresp, para os quais serão eleitos os 12 titulares e suplentes dessas eleições.

Este vídeo contém o passo a passo do processo de inscrição das chapas formadas pelos participantes para concorrer aos 12 cargos nos colegiados da Fundação. 

No episódio 32 do Podcast Funpresp, entrevistamos a presidente da Comissão Eleitoral, Renata Fulgencio, sobre a importância do engajamento dos participantes no processo de renovação dos colegiados da Entidade.