funpresp

Fale Conosco      Perguntas Frequentes    0800 282 6794

A Funpresp abriu consulta pública para que os agentes de mercado possam contribuir com o edital de licitação que vai selecionar gestores para operacionalizar os Perfis de Investimentos. A ideia é compor Fundos de Investimentos Renda Fixa Crédito Privado, abertos e exclusivos, que vão se unir aos fundos já habilitados a administrar os recursos da Fundação. Com isso, a Entidade espera diversificar ainda mais os investimentos dos planos administrados. As sugestões ao edital serão recebidas até o dia 28 de janeiro.

As contribuições deverão ser enviadas para o e-mail licitacao@funpresp.com.br de acordo com o modelo disponível aqui. Após análise das sugestões e solicitações das partes interessadas, as manifestações da Funpresp serão divulgadas no site, no menu “Transparência/Licitações e contratos”. O edital nº 03/2021 pode ser conferido aqui.

Os gestores selecionados possuirão mandato para constituição de um fundo de baixo risco de crédito, tendo como benchmark o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) + 5% a.a. Atualmente, 18 fundos de investimento estão habilitados a gerenciar as carteiras da Funpresp. Todos foram selecionados por meio de edital de licitação antes da implantação dos Perfis de Investimentos, no início de 2020. 

Este processo será formado por uma etapa de avaliação técnica e outra etapa de preços. A última será uma combinação entre as taxas máximas de administração e a respectiva taxa de performance. As duas etapas terão caráter classificatório. Por se tratar de uma Entidade de natureza pública, a Funpresp é obrigada a realizar licitações para suas contratações.

Patrimônio – A Fundação, que administra os planos de previdência complementar dos servidores públicos federais dos poderes Executivo e Legislativo, foi fundada em 2013 e já se tornou uma das maiores entidades do ramo, sendo uma das cinco maiores Entidades Fechadas de Previdência Complementar em número de participantes ativos, administrando um dos dez maiores planos de contribuição definida do país. Atualmente o patrimônio líquido sob gestão da Funpresp supera os R$ 3,7 bilhões.