funpresp

0800 282 6794   |    Acessibilidade    |    Mapa do Site

O episódio 25 do Podcast Funpresp está disponível e explica como é feito o cálculo de contribuição da previdência. A edição ilustra como o Salário de Participação do servidor influencia no cálculo e pontua as diferenças na previdência do participante Ativo Normal e Ativo Alternativo.

O episódio conta com a participação do coordenador de Arrecadação e Cobrança da Funpresp, Diego César Fontenele. Ele explica que benefícios trabalhistas como o auxílio de saúde e transporte não entram no cálculo de contribuição, já que não integram o Salário de Participação do servidor. Diego também comenta como o ajuste anual do INSS pode alterar o cálculo da contribuição do participante, pois interfere diretamente no valor do Salário de Participação.

Durante a conversa, o coordenador estimula o participante a acompanhar o extrato das contribuições com regularidade e reforça o compromisso da Fundação com a segurança e transparência em todo o processo:

“O trabalho na Funpresp é muito transparente. A gente trabalha disponibilizando tudo ao público o tempo inteiro. Acredito que o participante deve acompanhar de perto [o extrato], a cada mês e ano que passa”, afirma.

A conversa foi mediada pelos jornalistas Fernando Morais e Luciana Cobucci. A edição de som foi feita por Max Vieira. No quadro “Central Responde”, o episódio contou com a participação da atendente Silmaria Brito.

Este episódio, assim como os anteriores, pode ser encontrado nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Castbox. O acesso pelo navegador pode ser feito pelo Anchor ou Google Podcasts. Para acompanhar as atualizações, basta clicar no nome da plataforma de sua preferência, se inscrever e seguir o podcast.

Participe – Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para os próximos episódios do podcast? Envie para: faleconosco@funpresp.com.br ou pelas nossas redes sociais.