funpresp

Retorno acumulado da Fundação se mantém à frente do índice de referência para os planos, dos Títulos Públicos Federais, do CDI, do Ibovespa e da poupança 

A rentabilidade acumulada da Fundação de fevereiro de 2013 (início da Funpresp) até agosto de 2022 atingiu um ganho de 155,56%, voltando a performar acima do índice de referência para os planos (154,82%), representado por IPCA+4% a.a.. 

O resultado da rentabilidade acumulada, até o momento, também fechou o mês de agosto à frente dos principais índices do mercado financeiro, como os Títulos Públicos (133,16%), o CDI (119,63%), o Ibovespa (90,10%) e a poupança (69,28%), ficando atrás apenas do dólar (163,21%). 

De acordo com Gilberto Stanzione, diretor de Investimentos da Funpresp, o resultado reforça a assertividade da estratégia adotada pela Fundação, que tem como horizonte de investimento o longo prazo. “A Funpresp vem se consolidando como um dos maiores fundos de pensão do Brasil, sendo a previdência complementar que mais cresce no País. Isso se dá, principalmente, pela governança forte e pelos investimentos consistentes, além do foco no participante – nosso maior ativo”. 

A Entidade diversifica as suas carteiras considerando a relação entre risco e retorno dos investimentos em diversos cenários. Atualmente, o portfólio de investimento da Fundação é alocado da seguinte forma: Títulos Públicos (81,7%), Ações (9,2%), Crédito privado (6,0%), Exterior (2,1%) e Empréstimos aos participantes (1,0%). 

Figura 1 – Fonte: Diretoria de Investimentos da Funpresp 

Stanzione destaca que o volume da carteira de empréstimos vem crescendo, tornando-se responsável por 1% do total de investimentos realizados pela Fundação. “O empréstimo consignado ao próprio participante é um produto muito interessante, pois, além de conseguirmos oferecê-lo a um preço abaixo do que é praticado pelo mercado, os juros retornam para o participante em forma de rentabilidade para a reserva. É uma relação de ‘ganha-ganha’”, afirma. 

Em agosto, a Funpresp também apresentou rentabilidade positiva de 1,38% no mês, superando o índice de referência para o período (-0,03%). Atualmente, a Fundação possui mais de 93 mil participantes ativos e um patrimônio administrado de R$5,8 bilhões.